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Quinta da Aveleda Ultrapassa Pandemia Valorizando a Natureza que os Distingue no Território
Falar em Penafiel no mundo é falar, também, num dos maiores cartões de visita: Quinta da Aveleda.
São 150 anos de produção de vinho que iniciou com Manoel Pedro Guedes e que chega aos nossos dias cinco gerações depois.
Para além dos vinhos que correm mundo, destacam-se os oito hectares de jardins que têm sido motivo na aposta do enoturismo.
A pandemia também afetou vários projetos que a marca penafidelense tinha em curso e a chave foi “adaptação”. Palavra que correu mundo nos últimos meses e que fez as equipas da empresa criarem novos métodos de trabalho.
Para a Aveleda foi também tempo de pôr em prática projetos já pensados anteriormente, e agora por força maior, concretiza-los. É o caso do “Escape
Garden” que neste verão 2021 se tornou o primeiro no mundo a acontecer no exterior de uma quinta de vinhos.
Trata-se de um “jogo de fuga” que é feito em grupos de quatro a oito pessoas e que tem, naturalmente, o objetivo de captar o público “preso” na pandemia.
Nunca o turismo de natureza foi tão procurado e a Quinta da Aveleda tinha tudo para colocar em prática projetos de exterior.
Segundo Paula Sousa, diretora de enoturismo da empresa “foi usar o que tínhamos ao dispor e arriscar. Se na área da produção de vinho o impacto da pandemia não foi tão visível, no enoturismo foi e muito, pelo que tivemos de unir esforços da equipa e dar vida a projetos já pensados. O Escape Garden é um deles e trouxe-nos já turistas nacionais e internacionais num verão de recuperação como está a ser 2021”, começa por explicar.
Certo é que os grupos internacionais chegam ainda aos poucos, pelo que os turistas nacionais têm assumido maior escala nas visitas e saem surpreendidos após a passagem pela Quinta da Aveleda.
Recentemente e como já referido, a empresa teve de se readaptar. Por um lado, passou a levar o que de melhor a Aveleda tem a casa dos seus clientes, pela via de entrega ao domicilio dos seus produtos (vinhos, queijos, compotas) com campanhas reforçadas nas épocas festivas como na Páscoa e Natal. Por outro, a partir do primeiro verão em plena pandemia, os clientes sedentos de ar puro, escolheram os jardins da Aveleda para desconfinarem em segurança.
O ano de 2021 começou com um novo confinamento, pelo que foi tempo de se criarem novos produtos turísticos e para Paula Sousa “todo processo de pandemia fez com que a equipa se unisse e vivesse o projeto de forma intensa e por isso também se refletiu nas novas ideias e ofertas, bem como na preservação dos postos de trabalho. As pessoas foram reorganizadas e todas mantiveram as suas funções”.
Um dos exemplos de sucesso da readaptação, foram as “Noites de Verão” recheadas de vinho, música e petiscos que uma vez por mês juntou grupos de amigos nos jardins da quinta para momentos inesquecíveis.
O turismo reinventou-se e o futuro já se deslumbra de forma mais positiva. Para Paula Sousa “os números pré pandemia só deverão chegar em 2024, mas estamos confiantes que os próximos dois anos serão de crescimento e por isso só podemos estar motivados para seguir em frente”.
Se os grupos internacionais vão ainda demorar a chegar em massa, certo é que que os turistas nacionais estão cada vez mais rendidos à Aveleda, e o público da região mais atento ao que se faz no maior cartão de visitas no mundo.
No que toca ao apoio da Associação Empresarial de Penafiel para com os seus associados, Paula Sousa não teve dúvidas “Tivemos o total apoio por parte da AEP para podermos captar projetos e apoios numa fase que também para nós foi complicada. Sabemos que a relação próxima de anos destas duas instituições está para durar pois sempre que é necessário podemos contar com os profissionais da associação”, concluiu a diretora de enoturismo.
A Quinta da Aveleda vai continuar a captar a atenção dos mais novos aos mais experientes, através das muitas atividades convidativas que podem ser vividas de forma segura no seu belíssimo espaço, que é muito mais que uma imensidão de produção de vinho.