Input Inovação Social

“Combater a Infoexclusão Empresarial nos Idosos do Concelho de Penafiel”

Processo de Conclusão do Projeto Combater a Infoexclusão Empresarial nos Idosos do Concelho de Penafiel

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) implementou um projeto para Portugal Inovação Social, no âmbito do instrumento de financiamento “Parcerias para o Impacto”, que decorreu entre 2021 e 2023.

Com a Pandemia da Covid 19, o projeto sob o nome “Combater a Infoexclusão Empresarial dos Idosos do concelho de Penafiel” só teve início, e de forma lenta, no ano de 2021. Este facto deveu-se à necessidade de preservar a saúde dos destinários deste projeto, que não puderam durante meses, contactar com pessoas e instituições terceiras.

A Câmara Municipal de Penafiel foi uma das Parceiras Sociais deste projecto e foi determinante para o sucesso do mesmo, quer pela vertente financeira, quer pela ligação com as Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho.

Ao todo, foram envolvidas 13 instituições com o objetivo global de se atingirem 270 séniores, com permanência de um ano em contacto com ações do projeto e com a frequência, de pelo menos, 3 das 8 oficinas organizadas no decorrer do mesmo.

O combate à solidão dos seniores institucionalizados foi também um dos grandes objetivos do projeto, sendo o objetivo global das intervenções a redução (comprovada por um estudo de entidade independente) da redução do nível de solidão em 30%.

Entre 2021 e 2023, o projeto promoveu um total de 70 atividades com as 13 IPSS do concelho envolvidas.

O caminho trilhado neste projeto para capacitar a população-alvo do concelho passou por apresentar sessões de formação em várias áreas de interesse, que mais à frente serão evidenciadas, assim como terem a possibilidade de acompanharem a evolução tecnológica do Mundo empresarial, permitindo-lhes ter o termo de comparação sobre o que hoje é uma empresa em comparação com a realidade dos anos em que estiveram em plena vida ativa.

Para ambas as frentes acima evidenciadas, promoveram-se atividades direcionadas aos hábitos alimentares saudáveis na população sénior, à capacitação da população sénior para a preservação do meio-ambiente e da agricultura sustentável, atividades externas para combater a infoexclusão Empresarial dos séniores pela via de visitas a empresas, na capacitação para a sexualidade na terceira idade, uso das novas tecnologias. Foram, ainda, promovidas atividades para capacitar os séniores para a interpretação dos rótulos nas embalagens e promoção das suas capacidades artísticas através da prática da arte urbana na terceira idade, com criação de telas pintadas pelos próprios e que culminaram numa exposição de arte urbana no centro de Penafiel.

Com a finalização do projeto, a AEP conclui que a aproximação às instituições de solidariedade social foi determinante para conhecer as necessidades da comunidade local além da normal ligação ao mundo empresarial. A AEP, habituada a fugir da sua zona de conforto, pôde aqui contribuir para o bem-estar do concelho numa área em que não costuma tradicionalmente atuar. Os séniores estão, naturalmente, mais isolados e as ações desenvolvidas estimularam as suas rotinas e foram sempre bem-vindas e culminaram na melhoria da saúde e bem-estar dos envolvidos. Constatámos que o conhecimento que lhes foi incutido proporcionou-lhes momentos de muita alegria e enorme atividade intelectual que nem sempre conseguem ter no seu dia-a-dia.

Em conclusão, a AEP assume a necessidade e compromisso de não deixar esta faixa etária de cidadãos de fora dos seus projetos e, claramente, afirma, desde já, que tudo fará para continuar a apoiar estas instituições que cuidam de forma sublime os mais experientes do concelho.

Atividades desenvolvidas no projeto

  • Oficina de Infoexclusão das Boas Praticas Alimentares no Idoso
  • Oficina Capacitar +
  • Infoexclusão Empresarial dos idosos
  • Oficina Sobre a Sexualidade na Terceira Idade
  • Erasmus Sénior
  • Oficina de Infoexclusão Tecnológica dos Idosos
  • Oficina de Interpretação de Rótulos
  • Projeto Lata 65

70 atividades em 13 IPSS do concelho

  1. Associação de Desenvolvimento da Freguesia da Portela
  2. Associação de Desenvolvimento de S. Mamede de Canelas
  3. Associação de Solidariedade Social de Vila Cova
  4. Associação para o Desenvolvimento da Figueira
  5. Associação para o Desenvolvimento de Boelhe
  6. Associação para o Desenvolvimento de Galegos
  7. Associação para o Desenvolvimento de Lagares
  8. Associação para o Desenvolvimento de Paço de Sousa
  9. Associação Social e Cultural para o Desenvolvimento de Rans
  10. Centro Social de Oldrões
  11. Centro Social de Recezinhos
  12. Centro Social Paroquial Imaculado Coração de Maria de Irivo
  13. Santa Casa da Misericórdia de Penafiel