Input Eventos AEP
Concurso Gastronómico “Petiscando” em Penafiel
O Concurso Gastronómico “Petiscando” em Penafiel Regressa em 2022 com Passaporte Digital
O Concurso Gastronómico “Petiscando” em Penafiel regressa em 2022 com um mês dedicado aos petiscos do concelho.
Em 2020, a Associação Empresarial de Penafiel (AEP) como forma de apoiar o setor da restauração, amplamente afetado pela pandemia da COVID-19, organizou pela primeira vez o concurso gastronómico que teve logo na sua primeira edição bastante sucesso.
Em 2021, o número de participantes aumentou e a promoção à gastronomia local foi ainda mais falada pela região do Tâmega e Sousa.
Foram 20 restaurantes e similares que apostaram num petisco tradicional para chamar a atenção dos amantes dos bons sabores. Foi também na segunda edição que surgiu o passaporte gastronómico que habilitava os clientes a ganharem prémios.
Em 2022, o “Petiscando” está de volta e com várias novidades. A terceira edição do evento organizado pela Associação Empresarial de Penafiel (AEP) e Câmara Municipal de Penafiel começa por aumentar o número de dias do evento. Se na primeira edição, foram 15 dias e na segunda, 3 semanas, a terceira edição cresce para um mês de Petiscando.
De 1 a 30 de outubro, em todo o concelho de Penafiel, voltam-se a provar bons petiscos e o passaporte gastronómico passa a ser digital. Os clientes vão poder habilitar-se a novos prémios colecionando selos digitais e avaliando os petiscos através da aplicação “Petiscando”.
O cliente passa a ter acesso à informação de todos os estabelecimentos aderentes, aos respetivos petiscos e poderá fazer a sua avaliação após passar pelo espaço e provar o petisco.
Os estabelecimentos aderentes vão estar a concurso com dois tipos de júri. O júri do público que vai provar o petisco e o vai avaliar, e o júri composto por dois elementos da organização, onde cada um irá atribuir 25% e um profissional da área gastronómica que terá o peso de 50% da votação.
Para o presidente da direção da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado, “o Petiscando é o evento que tem maior margem de crescimento. Para nós e para os nossos associados da área da gastronomia não faria sentido considerar que o Concurso Gastronómico já estava feito. Temos evoluído em cada edição, e este ano torná-lo mais digital e abrangente é o objetivo principal. Queremos que a região venha em força, mas também queremos chegar aos amantes da gastronomia do norte e centro. Durante um mês, o concurso estará disponível para dar tempo a que possam visitar vários espaços”, explicou.
O valor do petisco mantém-se nos 5 euros, de modo a ser acessível a todos os que queiram participar.