Input Casos de Sucesso Empresas e Projetos AEP

Eleven Group

Eleven Group. Resiliência e Empreendedorismo de Mãos Dadas

No último ano a palavra resiliência foi das mais ouvidas devido à pandemia da COVID-19. De forma particular ou nas empresas, as mudanças chegaram repentinamente e a adaptação foi diária.

Nas empresas sólidas, a tesouraria trouxe uma ajuda extra, para empresas acabadas de abrir ou em processo de crescimento, a crise sanitária trouxe problemas diários onde os empresários tiveram de se reinventar a cada momento.

Já lá vão dois anos de pandemia, e apenas mais um desde a criação da ELEVEN GROUP. Criada em 2019, recebem a crise sanitária com muitas incertezas, medos e absoluta necessidade de adaptação. E a Associação Empresarial de Penafiel, pela área de Empresas e Projetos, mantém um papel importante no negócio. Se para abrir a ELEVEN GROUP estiveram na criação do projeto, mantiveram o acompanhamento no apoio às necessárias adaptações da empresa que decorreram das restrições implementadas pelo Governo, e que naturalmente trouxeram obstáculos que tiveram de ser ultrapassados.

Gustavo Sousa, gerente do grupo, salientou, em entrevista à revista #Input, que a informação disponibilizada a todo o momento pela AEP foi fundamental para esclarecer e acompanhar as alterações iniciais. Gustavo Sousa dirigiu-se pela primeira vez à AEP para criar o seu projeto e desde então que sente que os técnicos da instituição têm feito um trabalho satisfatório.

“Fiquei muito satisfeito pela celeridade e por todo o acompanhamento feito pela equipa de técnicos da AEP durante toda a fase de elaboração do processo. Tenho a agradecer todo o empenho e profissionalismo que a equipa da AEP colocou durante o tempo que me acompanharam”.

De 2019 até ao momento, o gerente da empresa considera o acompanhamento e dinâmicas da associação interessantes para todos os empresários em geral, no entanto, lembra que em negócios como o dele Business to Business (B2B) há ainda um caminho para crescer.

“O acompanhamento e a comunicação institucional que faz junto dos seus associados e público em geral tem sido notório. O trabalho junto do comércio local é extraordinário, mas as iniciativas junto das empresas que trabalham o ramo B2B (como a nossa) ainda têm bastante caminho por percorrer. Gostaríamos de ver mais iniciativas que pudessem promover o contacto entre as empresas que trabalham no sector B2B”, esclarece Gustavo Sousa, jovem empreendedor que no período mais difícil, tem vindo a dar a volta a todas as circunstâncias com louvor à sua equipa.

“O facto de, até hoje, termos conseguido contornar toda a conjuntura económica desfavorável, deve-se a uma capacidade de autocrítica constante por parte de toda a nossa equipa, uma flexibilidade enorme de nos ajustarmos às mudanças constantes que o mercado sofre com restrições e alterações constantes nas leis que afetam e muito os hábitos de consumo das pessoas e o funcionamento de toda a cadeia abastecedora dos produtos de todas as áreas de negócio. Mas sem dúvida que o fator mais determinante na nossa empresa tem sido a humildade e capacidade de trabalho individual e coletiva da nossa equipa”.

A ELEVEN GROUP, depois de ter adaptado o negócio numa primeira fase da pandemia (2020) para a importação de equipamentos de proteção individual, rapidamente se focou de novo no trabalho principal ligado sobretudo à importação e distribuição de produtos na área de descanso, estofos e mobiliário.

Atualmente, acrescentou mais dois setores de produção ao grupo. Se iniciaram em 2019 com o foco no setor da importação de matérias-primas e acessórios para o fabrico sofás, camas, colchões e almofadas, em 2021 estão já com duas novas áreas: confeção e têxtil-lar, inaugurando, assim, o departamento de exportação.

Este é um resultado mais que positivo de uma empresa que se tem tornado um sucesso mesmo atravessando um dos períodos mais difíceis da história das crises económicas globais

www.eleven-s.com