Input Económico
Empresas e Projetos AEP
Procurar uma Janela de Oportunidades com o “ZOOM” Certo
Zoom é um termo estrangeiro (inglês) que significa ampliação.
Por vezes uma lupa é um instrumento indispensável para podermos ampliar o tamanho de uma imagem ou objeto de forma a termos uma perceção mais real e autêntica do seu aspeto e, quiçá, encontrar singularidades que, a olho nú, seriam indetetáveis.
O mesmo se passa na economia mundial atual! Quase que é preciso uma lupa para encontrar empresas ou setores que tenham aproveitado a crise pandémica como uma oportunidade única de impulsionar o seu negócio e de, com isso, faturar milhões e milhões!
É facilmente reconhecido que empresas de restauração, alojamento, viagens, cultura, eventos e comércio tradicional, entre outras, foram as mais afetadas pelos constrangimentos decorrentes das medidas de controlo da pandemia impostas a nível mundial.
Enquanto o PIB mundial sofreu uma forte contração em 2020 – com a indústria petrolífera à cabeça -, na ordem dos 3 pontos percentuais, e na Zona Euro de mais de 6 pontos, o setor tecnológico apresentou-se em contraciclo com ganhos astronómicos e aumentos de faturação inimagináveis há alguns meses atrás.
A digitalização das empresas, acelerada pelo aparecimento da pandemia, foi um dos catalisadores de crescimento fulcrais para a valorização do setor tecnológico. As grandes empresas tecnológicas, a Apple, a Microsoft e a Facebook estão entre as que apresentam os maiores ganhos, com valorizações anuais em bolsa de 75%, 40% e 30%, respetivamente.
Além destes 3 gigantes tecnológicos, assumiu particular destaque a Zoom (não o significado de ampliação, mas a empresa multinacional sediada em San Jose, Califórnia, com escritórios em todo o mundo), foi aquela que melhor soube aproveitar as oportunidades que a crise pandémica gerou, na medida em que conseguiu, através da sua operacionalização, reduzir o distanciamento e multiplicando por milhões de vezes o número de reuniões online realizadas através da sua plataforma, vendo as ações da empresa dona da plataforma Zoom subiram 465% em 2020, tendo obtido uma faturação de cerca de 2,5 biliões de dólares!
E da crise fez oportunidade. E da oportunidade fez lucro! A pandemia da COVID-19 serviu de trampolim para que a Zoom batesse novos recordes em termos do número de clientes, no número de reuniões realizadas e no volume de negócios gerado.
A crise pandémica empurrou as empresas para uma transição digital forçada e atirou as empresas para uma máquina do tempo. O Estado de Emergência forçou as organizações a acelerar ao máximo o processo de transição digital e esse parece ser um dos grandes ensinamentos para o futuro.
Citando, uma vez mais, Leon C. Megginson, “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”
É tudo uma questão de saber procurar uma janela de oportunidades.
Com ou sem lupa! Mas com o zoom certo…