E-FORMADOR
INÍCIO EM MAIO 2024
Início
Em breve
Competências
No final da formação, os formandos deverão ter adquirido os conhecimentos e desenvolvido competências que lhes permitam:
- Conhecer e descrever os principais marcos de desenvolvimento do e-Learning em Portugal;
- Identificar as boas práticas de e-Tutoria no apoio ao e-formandos;
- Aplicar técnicas de e-animação;
- Reconhecer as funcionalidades e características das plataformas LMS (Learning Management System);
- Produzir e-conteúdos de aprendizagem;
- Criar e implementar um projeto de e-Learning num ambiente virtual;
- Acompanhar, controlar e motivar a aprendizagem dos formandos;
- Criar metodologias e procedimentos de avaliação para a formação e-learning.
Destinatários
Destina-se a formadores ou técnicos de formação que tenham interesse em adquirir ou atualizar conhecimentos relativos à formação em regime e-learning.
Conteúdos Programáticos
Módulo 1 – Introdução ao E-Learning e ao Ambiente Online (1hora)
- Identificar e testar as funcionalidades da plataforma de aprendizagem;
- Testar conectividade.
Módulo 2: Introdução ao Ensino a Distância (3horas)
- Noção de e–Learning e de Ensino à Distância;
- A visão sobre o e-Learning;
- Educação à Distância vs. Formação à Distância;
- Tipologias e Funcionalidade de uma Plataforma;
- Vantagens e Desvantagens do e-Learning;
- O e-Learning em Portugal e no Mundo.
Módulo 3: O e-Formador (3 horas)
- O que é a tutoria em Formação à Distância;
- Modelos de Aprendizagem aplicados ao Ensino à Distância;
- Funções, qualidades e competências do e-Formador;
- Planear ações de formação em e-learning nas componentes técnicas, pedagógicas e de produto;
- Aplicar as boas práticas da criação de conteúdos para e-learning;
- As funções de e-tutoria, e-moderação e e-facilitação.
Módulo 4: Atividades e Recursos no Moodle (12 horas)
- Adaptação de Recursos a disponibilizar na Plataforma Moodle;
- Recursos didáticos: como e quando usar?
- Tipos de recursos a utilizar na Formação;
- O papel das tecnologias na Educação;
- A evolução das tecnologias e dos recursos educativos.
Módulo 5: Conceção de Recursos Multimédia (3 horas)
- O que são recursos multimédia;
- Características principais dos recursos multimédia;
- Cuidados a ter na elaboração de recursos multimédia;
- Ferramentas de conceção de recursos multimédia;
- A utilização de recursos multimédia nos Cursos em e-Learning;
- Fases da conceção de um Curso em e-Learning: da planificação à avaliação;
- Otimizar os métodos de avaliação online;
- Desenvolver estratégias de tutoria ativa;
- Promover a aprendizagem colaborativa.
Módulo 6 – Avaliação da Aprendizagem Online (3 horas)
- Conceitos e princípios da avaliação da aprendizagem online;
- Distinguir e selecionar estratégias de acompanhamento e avaliação da aprendizagem online;
- Potencialidades e limites da utilização das Learning Analytics;
- As funcionalidades da plataforma para construir instrumentos de avaliação.
Módulo 7 – Prática simulada – Criação e Utilização de Conteúdos Educativos (5horas)
- Desenvolver trabalho autónomo na gestão de área moodle.
Horário / Nº Horas
Tipo de horário: Pós-laboral
Preço / Condições
Preço Público Geral: €70,00