Input Restauração
Restaurante Dantes
Restaurante Dantes. Unir a Gastronomia Penafidelense com a Ajuda do Petiscando
A segunda edição do Concurso Gastronómico “Petiscando” em Penafiel teve uma maior adesão por parte do setor da restauração mesmo que ainda a enfrentar medidas de proteção à COVID-19.
É o caso do Dantes, restaurante no centro da cidade de Penafiel, Jardim do Calvário, que em plena pandemia, novembro de 2020, abriu o espaço de forma arrojada: sinal de muita coragem de três jovens empreendedores que “arquitetaram” este projeto há 10 anos através de um outro chamado Artdrinks.
“O negócio já estava feito no início do ano de 2020. Com a pandemia, adiamos, mas não desistimos do nosso espaço. Foi uma forma de iniciarmos com calma, com tempo para testar a equipa e todo o conceito. Apesar de tudo, foi a melhor forma de começar”, disse à revista #Input Rui Santos, um dos sócios do espaço.
Pedro Santos, Rui Santos, irmãos, e Cláudia Barbosa são os sócios do Dantes, que trouxeram para o restaurante o conceito dos sabores de antigamente com toque moderno, e no concurso gastronómico Petiscando estrearam-se com as “Batatas como Dantes” que fizeram as delícias de quem pela primeira vez entrou no espaço.
“Houve muitas pessoas que vieram pela primeira vez ao Dantes através do roteiro gastronómico do “Petiscando”. Para nós foi uma aposta ganha estar presente nesta iniciativa meritória da AEP porque conseguimos receber novas pessoas que hoje já são nossos clientes habituais. Partimos para este desafio com o objetivo de divulgar a nossa gastronomia e o nosso espaço e não podíamos estar mais satisfeitos. Vamos voltar a participar”, adiantou Rui Santos.
A 3ª edição do Concurso Gastronómico “Petiscando” inicia a 1 de outubro e decorre até ao dia 30, aumentando assim o tempo para que toda a comunidade possa visitar um maior número de restaurantes aderentes.
Para Rui Santos, gerente do restaurante Dantes, “o Petiscando traz uma grande oportunidade para o momento atual da restauração. Julgo que os intervenientes da restauração penafidelense estão mais unidos do que nunca, o que ajuda a promover, no seu todo, a gastronomia local. Temos todos a ganhar e acredito que todos já perceberam isso. Mais do que ganhar o concurso gastronómico, a divulgação da nossa gastronomia está em jogo e essa sim vai ganhar no global. Foi com muita satisfação que recebemos quase todos os empresários da restauração participantes do Petiscando e sabemos que não foi para avaliar o nosso petisco, mas sim para mostrarem a solidariedade que tem havido entre todos”.
O “Petiscando” junta o melhor da gastronomia ao longo de um mês e tem como objetivo dar a conhecer novos espaços e também outros já bem conhecidos em todo o concelho de Penafiel.
“É nesta união que todos ganhamos. Promover os restaurantes das freguesias ajuda a que haja mais curiosidade por todos e isso só faz com que os clientes frequentem mais Penafiel. Na nossa opinião, é por aqui o caminho certo para a gastronomia penafidelense se afirmar, mais uma vez. Em tempos já foi referência, perdeu-se ao longo dos anos, mas o momento atual é ideal para retomarmos o orgulho na nossa gastronomia”, explicou Rui Santos, mostrando o foco desta participação.
“Mais que o petisco que escolhemos destacar no Petiscando, queremos que as pessoas nos conheçam e tenham uma excelente experiência gastronómica”.
Para a nova edição do concurso, o Dantes volta a apostar num petisco da carta porque “para nós faz sentido. Não vamos criar nada, vamos mostrar a nossa identidade. O objetivo é mostrar o que temos de melhor diariamente, sendo o petisco o ponto de partida para uma refeição de excelência”.
Unir a restauração a partir do Petiscando é para Rui Santos “o maior dos objetivos e desafio para todos os empresários da restauração penafidelenses. É preciso que todos percebam que preservar a nossa identidade gastronómica vai trazer-nos bons resultados”, conclui.