Input do Colunável

Nuno Camilo, Diretor do Projeto Acelerar o Norte

Acelerar o Norte: Uma Oportunidade para Digitalizar as Empresas

O digital está a operar uma enorme transformação no mundo em geral, mas muito em particular nas empresas. As reuniões presenciais deram lugar a reuniões online, os pagamentos são digitais e muitos outros exemplos poderiam ser elencados. Portugal tem, ainda, uma baixa taxa de penetração do digital no seu universo empresarial. O Projeto Acelerar o Norte emerge como uma iniciativa mobilizadora para dinamizar a presença online e promover a competitividade das micro, pequenas e médias empresas na região Norte.

Quem não comunicar na era digital dificilmente “existe” para os 8 milhões de utilizadores de diário na internet. As empresas não “podem” continuar a vender bens e serviços somente para a sua área territorial e condicionados a um horário limitado ao expediente. Devem sim chegar a outros públicos e outras regiões, ou mesmo hemisférios, uma vez que a sua presença está assegurada 24 horas por dia e 365 dias ao ano. Acresce que hoje cerca de 54% da população já fez compras on-line, número esse que todos os dias cresce com a entrada dos novos consumidores da era digital.

O projeto Acelerar o Norte reconhece esse enorme desafio e apresenta um conjunto de soluções práticas para as empresas que desejam aumentar a sua presença no online ou as que ambicionam aumentar o seu volume de faturação. No mercado nacional o consumo de bens e serviços no online no ano de 2022 foi aproximadamente de 8,5 MM euros. Todos os anos esse valor aumenta e as empresas que já ocupam o espaço no digital conseguem responder ao desejo e às vontades do consumidor.

Digitalizar é essencialmente descomplicar. As empresas para além de passarem a ter uma presença online ou a melhorar a já existente; podem com este projeto otimizar processos internos, ou irem mais longe adotando tecnologias digitais mais avançadas.

Uma presença online é uma oportunidade para a construção ou consolidação duma marca, na qual aumentamos a sua visibilidade, onde se amplia o seu alcance geográfico e ainda se conquistam novos clientes. Nesse enquadramento de novos clientes as ferramentas digitais podem gerar mais “leads” e aumentar as vendas das empresas. Acresce que a fidelização do cliente é mais benéfica para as empresas, isto porque conquistar um cliente novo tem um custo superior entre 5 a 7 vezes, do que manter um cliente já existente.

Com este passo que as empresas podem dar, queremos atingir duas metas, aumentar o nível de faturação das empresas e libertar os(as) empresários(as) para outras atividades que possam aumentar a produtividade e os seus resultados empresariais.

O projeto Acelerar o Norte não é somente um projeto, é uma oportunidade real de transformação do tecido empresarial em Portugal, em que as empresas caminham de forma segura para os desafios da globalidade e da era digital. O digital deixou de ser uma opção, é o presente, mas essencialmente o futuro e essa jornada tem que ser preparada para responder ao mercado.

O consumidor não espera pela empresa, a empresa vai ao seu encontro na autoestrada do digital.