Input do Colunável

Nuno Brochado, Presidente da Direção da Associação Empresarial de Penafiel

A Educação não pode parar

A presente edição da revista #Input aborda um tema fundamental que influencia não só o desenvolvimento pessoal dos cidadãos penafidelenses como também a capacidade diária das nossas empresas em prosperarem. Refiro-me ao tema da educação e formação dos nossos cidadãos.

Uma boa base educativa é meio caminho para poderemos garantir aos nossos filhos um futuro mais auspicioso, e consequentemente, uma vida mais estabilizada a médio-longo prazo. O flagelo do abandono escolar precoce e o facto de os jovens não concluírem, com qualidade, um percurso de ensino de cariz profissionalizante ou universitário, tem consequências negativas a nível económico, social ou político, pois podemos com muita facilidade, estar a desperdiçar verdadeiros talentos que poderiam fazer toda a diferença na nossa comunidade.

Boas condições físicas e materiais nos nossos estabelecimentos de ensino, excelentes e motivados profissionais de ensino e a capacidade de conseguirmos reter bons talentos no nosso concelho, são pilares essenciais para o desenvolvimento económico e social do nosso território.

Nesta temática, a Associação Empresarial de Penafiel (AEP), ao longo de mais de duas décadas, tem tido um papel relevante na comunidade local. A instituição desenvolve, desde 1999, cursos do Sistema de Aprendizagem (de cariz profissional) em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP). Esta parceria tem merecido a aprovação por parte do IEFP ano após ano, sendo que mais recentemente consolidámo-la com um número maior de arranque de novos cursos. No presente ano, iniciou-se na AEP o maior número de ações de sempre, com seis novos cursos a arrancarem e 120 novos formandos a serem acolhidos. Neste momento, frequentam esta tipologia de ensino 250 formandos. Este é um nível de responsabilidade elevadíssimo, pois bem sabemos que da AEP têm de levar as bases necessárias para serem cidadãos e profissionais exemplares.

Abordando outro prisma, gostaria de referir que o sucesso das instituições parte não só do seu trabalho interno, mas também da ligação a todas as instituições que connosco partilham a responsabilidade de educarem os penafidelenses. Desta forma, torna-se fundamental estabelecermos parcerias com instituições de ensino, apoiarmos bons projetos educativos, ou seja, colocarmos a génese associativa (o trabalho em conjunto) para que mais facilmente atinjamos todos os nossos objetivos enquanto instituições.

É por isso que, com muita honra, fazemos parte de conselhos estratégicos de instituições de ensino público e privado, apoiamos causas beneméritas desenvolvidas por professores empreendedores e cheios de visão estratégica (exemplo: projeto sala 35 descrito em artigo nesta edição da revista) e estabelecemos protocolos de parceria como o que recentemente firmámos com a Associação Penafidelense de Actividades Rotárias, permitindo que os nossos associados e seus colaboradores melhorem competências em línguas como em inglês, francês, alemão e mandarim.

Promover a educação dos nossos cidadãos é uma tarefa de enorme importância que não pode parar: a bem de nós próprios, dos nossos filhos e das nossas empresas.