Input Acelerar o Norte

Aceleradora de Comércio Digital de Penafiel Apoia Pequenos e Médios Empresários na Transição Digital

A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) acolhe uma das 16 Aceleradoras de Comércio Digital no âmbito do projeto ACELERAR O NORTE, que tem como objetivo apoiar a transformação digital do Norte do país.

Com uma equipa dedicada ao projeto, o objetivo da Aceleradora de Comércio Digital de Penafiel é chegar às micro, pequenas e médias empresas dos concelhos de Penafiel, Amarante, Paredes e Marco de Canaveses, em particular dos setores do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e similares.

Para acelerar a digitalização do negócio, os comerciantes e empresários elegíveis para apoio vão poder aceder a ferramentas gratuitas de diagnóstico, apoio na elaboração de planos de transição digital, incentivos para a contratação de serviços digitais e capacitação para a economia digital são alguns dos benefícios.

O projeto ACELERAR O NORTE quer contribuir para a mudança de atitude empresarial, facilitando a adoção de estratégias e soluções digitais que permitam atrair novos clientes, aumentar as vendas e simplificar processos para fazer crescer o negócio em todas as frentes.

Até ao final de 2025, a iniciativa tem como meta global apoiar cerca de 9 mil empresas nas 8 sub-regiões do Norte de Portugal.

A equipa da Aceleradora de Comércio Digital de Penafiel, em funcionamento na Associação Empresarial de Penafiel, é composta por uma equipa empenhada em mobilizar os empresários dos municípios abrangidos, capacitada para apoiar os empresários e comerciantes a fazer um diagnóstico do estado de maturidade de cada empresa, identificando as necessidades prioritárias para a sua presença digital com vista em definir um plano de ação para a sua melhoria.

Marta Silva, Técnica Superior de Comunicação e Marketing, que integra a equipa da Aceleradora, acredita que “o poder da comunicação vai ajudar-nos a chegar até aos empresários e mostrar-lhes as potencialidades de aderir ao projeto. Só têm a ganhar a fazerem parte dele. É gratuito e podem ainda receber um voucher até 2.000€ para iniciar a aposta no digital. Vão também poder aceder a sessões de capacitação digital, de forma a que eles próprios e os colaboradores da empresa possam estar mais preparados para a utilização de ferramentas digitais”.

Para Andreia Moreira, Técnica Administrativa-Comercial, que também integra a equipa e é responsável pelos contactos com os empresários, “as principais dificuldades iniciais que temos sentido é a forma como chegamos ao terreno, seja através de divulgação do projeto, seja no feedback dos empresários da região. Concluímos que a divulgação tem de ser ainda mais próxima de cada concelho para que os empresários nos conheçam e sintam confiança em usufruir deste apoio”.

Importante realçar que o ACELERAR O NORTE é especialmente dirigido a determinados setores de atividade: comércio e reparação de automóveis e motociclos (CAE 45), comércio por grosso (CAE 46), comércio a retalho (CAE 47), restauração e similares (CAE 56), agências de viagens e operadores turísticos (CAE 79), reparação de computadores e de bens de uso pessoal (CAE 95) e outras atividades de serviços pessoais (CAE 96). Outro requisito imperativo é que as empresas tenham a sua situação regularizada perante a Autoridade Tributária e a Segurança Social. No entanto, os empresários que não façam parte destes setores económicos ou que não cumpram algum requisito obrigatório, poderão usufruir gratuitamente das sessões de capacitação
digital.

Marta Silva considera, por isso, que o projeto “só tem benefícios para as micro, pequenas e médias empresas destes setores. Todas podem ganhar com a nossa ajuda e por isso gostávamos que nos procurassem para podermos oferecer as ferramentas necessárias, a fim de dotar aos empresários de recursos para terem uma marca positiva online. Basta a inscrição no site e a partir daí estaremos sempre a acompanhar o empresário até fecharmos o processo nos vários passos que o projeto implica”.

Para que os empresários da Aceleradora do Comércio Digital de Penafiel possam beneficiar do projeto, devem inscrever-  se através do site aceleraronorte.pt e automaticamente a equipa vai receber os seus dados e iniciar o contacto junto do empresário. Após a identificação das áreas de intervenção prioritárias, a equipa vai ainda orientar a elaboração de um plano de transição digital para o negócio. Nesta fase, vão também apoiar na definição de uma estratégia e um modelo de implementação para tornar o negócio mais digital, atendendo aos objetivos e à dimensão de cada empresa.

Identificadas as necessidades, como acima referido, os empresários podem receber um voucher de até 2.000€, destinado à contratação de serviços especializados de soluções digitais.

“O nosso trabalho não acaba assim que atribuímos o voucher ao empresário, uma vez que teremos um período em que niremos reunir com ele para avaliar a implementação do plano de transição digital, se algum ponto está ainda por atingir e quais as vantagens já visíveis por ter aderido ao projeto. Iremos ajustar até ao último contacto em 2025 (previsão de término do projeto) de modo que os empresários sintam as diferenças e benefícios pela transição digital do seu negócio”, conclui Marta Silva.

Reforça-se, por fim, que qualquer pequeno empresário dos concelhos de Penafiel, Amarante, Paredes ou Marco de Canaveses, que pretenda esclarecimentos adicionais, pode contactar a equipa do ACELERAR O NORTE, telefonando ou marcando presença na Associação Empresarial de Penafiel, onde se encontra localizada a Aceleradora responsável por estes territórios.

O projeto ACELERAR O NORTE é um projeto desenvolvido em Consórcio liderado pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) e copromovido pela Associação Empresarial de Portugal (AEP), pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) e pela Associação da Economia Digital (ACEPI), que em conjunto procuram contribuir para um Norte mais digital e mais competitivo.

A iniciativa é financiada pela União Europeia através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e do NextGeneration EU, no âmbito da medida Aceleradoras de Comércio Digital.

O projeto ACELERAR O NORTE é dirigido a micro, pequenas e médias empresas (PME) do comércio, dos serviços pessoais e da restauração e similares da região Norte.

Com o objetivo de contribuir para a mudança de atitude empresarial, os empresários dos concelhos de Penafiel, Amarante, Paredes e Marco de Canaveses têm na equipa da Aceleradora de Comércio Digital de Penafiel o apoio para poderem usufruir do projeto.

Divulgado o projeto pela Associação Empresarial de Penafiel (AEP) nos seus canais de comunicação, de imediato surgiram inscrições de associados que viram neste projeto uma mais-valia para obterem mais conhecimentos no digital e marcarem presença online, quer seja através das redes sociais ou de uma visão mais alargada no marketing digital.

Foi o caso da jovem empreendedora Rita Lopes, gerente do espaço Gota Wines, em Penafiel, com menos de um ano de existência, que assumiu ter ficado curiosa e procurado mais informação para usufruir do projeto, que é totalmente gratuito.

“Desde o início do meu negócio que a ideia passou sempre por a Garrafeira Gota Wines estar presente no digital, visto que os jovens de hoje, vão ser os consumidores do futuro. E os estudos indicam que estes vão fazer uma grande parte das suas compras online. Logo é importante, o projeto ACELERAR O NORTE, fornecer formação de ferramentas úteis no digital para que consigamos fazer uma boa gestão do negócio”, esclareceu a empresária à revista #Input da AEP.

O mesmo interesse teve a empresária Filipa Machado, do concelho de Paredes, que apesar de já ter percebido o impacto do online no seu negócio, não deixou de querer usufruir do ACELERAR O NORTE.

Filipa Machado é advogada de formação, mas no período pandémico decidiu mudar de vida profissional e dedicar-se ao negócio da família. Já no final da pandemia percebeu que podia ter uma marca distinta no mercado, pelo que criou a LARIS by Santos Machado, que é uma extensão da empresa de família com um toque personalizado e à imagem da Filipa e exclusivamente online.

Por entender o impacto que as redes sociais tiveram no início do seu negócio, Filipa Machado não perdeu a oportunidade de aderir ao projeto ACELERAR O NORTE para poder expandir a sua marca no online através do investimento nas suas redes sociais, bem como, num bom plano de comunicação que vá ao encontro das suas necessidades.

“Apesar dos custos com prestações de serviços digitais poderem ser um encargo pesado para as empresas, acredito que este investimento seja bastante rentável. Isto porque permite-nos expandir o negócio, de forma ágil, rápida e acessível. Creio que apesar da onerosidade dos serviços digitais, os custos com uma manutenção de uma loja física ou o investimento em exposições de feiras, será bem mais pesado do que o digital”, acredita Filipa Machado, que continua a preferir apostar no negócio nos meios digitais do que nos meios físicos, como uma loja.

Para Filipa Machado, “esta iniciativa já deveria ter sido implementada há mais tempo. Vivemos num mundo cada vez mais globalizado, o que nos obriga automaticamente, a nós e aos nossos negócios, a estarmos presentes/visíveis em todas as plataformas e disponíveis a toda a hora. Até porque nos tempos que correm só desta forma é que conseguimos ter um negócio em constante evolução e, naturalmente, com uma rentabilidade crescente”.

Um negócio para o qual o projeto ACELERAR O NORTE não podia ser mais oportuno. Para a empreendedora do concelho de Paredes, todas as ferramentas e apoios que o projeto cede ao empresário são importantes e irão contribuir para o seu desenvolvimento.

Da parte da equipa da Aceleradora do Comércio Digital de Penafiel, as empresárias são unânimes e consideram estar a ser feito um ótimo trabalho.

“Neste momento penso que o importante é os empresários delinearem o plano com a equipa responsável, receberem as formações, deixar desenrolar a aceleração. As dúvidas surgirão ao longo da Aceleração Digital”, assume Rita Lopes. Se considera esta medida importante para dar o seu passo no digital, tornando-se mais competitivo com os seus pares, não deixe de procurar a equipa da Aceleradora de Comércio Digital de Penafiel para receber estes apoios na transição digital do seu negócio. Vai encontrar uma equipa jovem e dinâmica que irá apoiar em todas as suas dúvidas e necessidades.

Aproveite esta oportunidade, contacte-nos através dos meios disponíveis:
penafiel@aceleraronorte.pt / www.aceleraronorte.pt