Input Vasco Melo

Vice Presidente da Associação Empresarial de Penafiel

A nova direção para o triénio 2020-2022 tomou posse em março deste ano, liderada por Nuno Brochado, acompanhado por uma equipa, que apesar de experiente, é a mais jovem de sempre da história da Associação Empresarial de Penafiel.

Vasco Melo está na direção desde 2009 e ocupa agora o cargo de vice-presidente que considera ser “um cargo com mais responsabilidade, mas que surge após dez anos de experiência diretiva”.

O estado da AEP há dez anos era diferente do atual e o diretor acompanhou vários momentos, uns mais complicados e outros de “prosperação”. O que ainda não tinha passado era momentos de mudança, de decisões rápidas em prol da saúde pública e que afetou o mundo inteiro.

A nova direção tomou posse no início de março, a par do início da pandemia, o que fez com que tivessem de tomar decisões “rápidas, mas ao mesmo tempo ponderadas e pensadas para as pessoas, na saúde e no continuar dos trabalhos em segurança”, admitiu.

No decorrer de 2020, Vasco Melo considera que os objetivos globais desta direção para o novo triénio “não estão em causa, pelo contrário, o trabalho está a ser feito, no entanto temos de priorizar assuntos e gerir expectativas, num tempo tão incerto”. Os recursos humanos foram o foco inicial, no sentido de lhes dar condições de segurança e que permitissem dar continuidade ao trabalho, sendo esse objetivo “conseguido”, explicou Vasco Melo considerando o “processo natural. A experiência de todos deu-nos a segurança para tomar decisões que permitissem naturalmente dar continuidade aos trabalhos sem pôr em causa a saúde dos outros”.

Para isso, o diretor considera que as infra-estruturas da AEP ajudaram porque foi possível dar distanciamento nos locais de trabalho, e porque “os recursos humanos também permitiram e ajudaram nas mudanças necessárias”.

Para o diretor, ainda não há condições para projetar já 2021 dadas as circunstâncias que o mundo atravessa devido à pandemia, no entanto, garante que o trabalho da Associação Empresarial de Penafiel nunca foi tão necessário para estar ao lado dos seus associados. “É um momento difícil para o setor económico e por isso temos de estar ao lado dos nossos empresários, sermos capazes de os ajudar a ultrapassar o que ainda nem sabemos bem como
vai terminar. A nossa responsabilidade para com eles é agora acrescida”, assegura Vasco Melo.

E na altura do Natal, em que os negócios proliferavam naturalmente, este ano é diferente, e por isso a AEP lançou dois desafios para poder atrair clientes ao comércio local. As montras de Natal para trazer o espírito de Natal às ruas, e os vouchers que vão dar prémios.

A par da habitual campanha de Natal “Penafiel Cidade Natal” em parceria com a CâmaraMunicipal e a Junta de Freguesia, as instituições desenvolveram um filme promocional, mostrando que o concelho tem todos os serviços para a população, desde o comércio de moda, serviços, à restauração e até mesmo impulsionando os locais de turismo de natureza, tão procurados neste ano.

“É da nossa responsabilidade acompanhar as necessidades dos nossos associados. Sabemos que este ano há muitas condicionantes para os negócios fluírem, por isso tínhamos de contribuir, mostrando que os nossos empresários se prepararam para poder receber o cliente em segurança. O filme promocional comprova isso mesmo. É seguro comprar em Penafiel”, assegura Vasco Melo, lembrando que para além de seguro “dá prémios” para voltar a comprar em 2021.

Apoiar os associados da indústria é também um dos objetivos que não pode ficar em ‘stand by’.

Para Vasco Melo esse é um dos grandes desafios, continuar os projetos junto da indústria e ganhar referência na região. “Queremos alargar a nossa cobertura para a região do Tâmega e Sousa e aplicar os nossos projetos e objetivos”.

Esses projetos já decorrem, estando neste momento à espera de aprovações para aplicação dos mesmos em setores como o granito, tão forte na região, bem como na área social, com o projeto de combate à infoexclusão empresarial da terceira idade do concelho de Penafiel.

Estes projetos mais abrangentes, acredita Vasco Melo, vão trazer o reconhecimento da AEP como veículo importante dos nossos associados.

Para o diretor, com mais anos de experiência diretiva na instituição, é tempo de “não baixar os braços, acreditar no futuro e manter a ponderação num presente tão incerto”.

A Associação Empresarial de Penafiel completa num ano tão atípico 128 anos de um percurso ao lado dos empresários, o que nesta fase se torna mais imperativo.