#INPUT

Revista da Associação Empresarial de Penafiel
Edição nº 04 – Março de 2021

O presente tempo de crise torna ainda mais evidente a importância da intervenção de proximidade, não apenas nas dimensões de proteção civil e de equipamento de apoio à população, mas também na resposta à situação de emergência económica e social e no apoio às empresas. A tão falada e necessária “resiliência” não dispensa o plano de intervenção local, de agentes públicos e privados, exigindo a sua concertação no combate às vulnerabilidades sociais, na criação de emprego e no aumento da coesão territorial.

Como tem sido habitual, a Associação Empresarial de Penafiel em parceria com a Câmara Municipal e Freguesia de Penafiel, organizaram uma campanha de incentivo à compra no comércio local, tendo este ano ganho um maior impacto devido aos constrangimentos da pandemia, que marcou o ano de 2020.

Um ano volvido da nova direção da Associação Empresarial de Penafiel para o triénio 2020-2022, é tempo dos primeiros balanços e de conhecer o novo rosto da equipa liderada por Nuno Brochado.
Neste novo conjunto, destaca-se a entrada de um novo elemento, Pedro Cunha, Vogal em representação da empresa M.Cunha S.A., sócio nº 98 desta instituição.

Entrevista a José Cota, Gestor do Playlife Fitness Center.
Um dos setores mais afetado pela pandemia da COVID–19 foi o dos ginásios que viram as portas dos estabelecimentos fecharem e a terem de se reinventar para poderem manter alguma atividade. Se o digital já era importante antes da pandemia, a verdade é que se tornou fulcral para vários negócios conseguirem sobreviver neste último ano.

Por vezes uma lupa é um instrumento indispensável para podermos ampliar o tamanho de uma imagem ou objeto de forma a termos uma perceção mais real e autêntica do seu aspeto e, quiçá, encontrar singularidades que, a olho nú, seriam indetetáveis.
O mesmo se passa na economia mundial atual! Quase que é preciso uma lupa para encontrar empresas ou setores que tenham aproveitado a crise pandémica como uma oportunidade única de impulsionar o seu negócio e de, com isso, faturar milhões e milhões!

O governo, pela Lei n.º 4-C/20, 6 de Abril, implementou a possibilidade de os arrendatários nos contratos habitacionais, mediante certos requisitos, adiarem o pagamento das rendas relativas aos meses de Abril, Maio e Junho, todos de 2020.

Com a visão imandada pela comunidade europeia de criar o conceito de cidadão europeu, a AEP participa, desde 2017, em projetos Erasmus+, com os seus formandos e formadores. Atualmente, é parceira do projeto RDE (RURAL DEVELOPMENT FOR EMPLOYMENT), um consórcio formado por 6 parceiros de diferentes países (Bélgica, Itália, Roménia, Grécia, Espanha e Portugal).

No último ano o tema de conversa foi inevitavelmente a pandemia da COVID-19. Todos sabemos que veio alterar as rotinas e comportamentos de cada um. E não foi exceção no que toca ao ensino. Passámos do ensino presencial para aulas online e houve estágios em contexto de trabalho que estiveram em causa. No entanto, e no que toca ao Sistema de Aprendizagem da Associação Empresarial de Penafiel tudo foi feito para não quebrar o caminho dos formandos, incluindo os seus estágios.

Centro Qualifica da Associação Empresarial de Penafiel tem vindo a fomentar as relações empresariais, tornando-se um aliado para as empresas do concelho de Penafiel e região do Tâmega e Sousa, formando ao longo dos tempos dezenas de trabalhadores que investem nas suas qualificações.
É o caso da empresa Silva & Vinha que no último ano colocou 40% dos seus colaboradores em formação para conclusão de nível básico e secundário. A empresa tem vindo a apostar na qualificação dos seus colaboradores, sendo estes 40% o segundo grupo a aumentar os seus conhecimentos.