Acelerar o Norte continua com as ações de sensibilização e apresenta projeto à comunidade empresarial em Penafiel
A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI, em parceria com a Associação Empresarial de Penafiel, apresentam, no dia 24 de abril, à comunidade empresarial da região, o Acelerar o Norte, um projeto que apoia os empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares.
O encontro, que acontece nas instalações da Associação Empresarial de Penafiel e se insere no Roadshow para a Digitalização do Norte, tem como objetivo mostrar que a digitalização é para todos os negócios, desde o maior ao mais pequeno. O programa da sessão conta com a apresentação do projeto Acelerar o Norte e de casos de sucesso de empresas que investiram na mudança e descobriram o potencial da digitalização para garantir o futuro dos seus pequenos negócios.
Para as quatro entidades que formam o consórcio que gere o Acelerar o Norte, não podemos esquecer que, em 2023, o número de portugueses que fez compras online duplicou. 60% da população contribuiu para os cerca de dez mil milhões de euros gastos na aquisição de produtos ou serviços através da internet. Números que, por si só, justificam a importância da existência deste projeto para a comunidade empresarial da região Norte.
Link inscrição:
https://forms.gle/N1v5Zgh3digTULfG6
Programa (Associação Empresarial de Penafiel, Rua D. António Ferreira Gomes)
15h00 – Boas Vindas
João Begonha, Secretário-Geral da Associação Empresarial de Penafiel
15h15 – Projeto Acelerar o Norte
Nuno Camilo, Diretor do Projeto
15h30 – Transição digital: ferramentas de gestão
Elisabete Parodi, Especialista na área
16h00 – O meu negócio: digitalizar rima com ganhar
Rita Pinto, Empresária da Gota Wines
Filipa Machado, Empresária da LARIS by Santos Machado
Tiago Moreira, Chefe Operacional de Lojas da Quinta da Aveleda
Elisabete Parodi, Especialista na área
16h40 – E a seguir, qual o caminho? Perguntas e respostas
Francisco Salgueirinho Moreira, Gestor Territorial e de Capacitação do Projeto
17h00 – Encerramento
Pedro Cepeda, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel
Acelerar o Norte:
A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI criaram um consórcio para capacitar as empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital.
Com o projeto Acelerar o Norte, apresentado em outubro do ano passado, na Exponor, o objetivo é aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital.
O projeto, que estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.
Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital.
Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.
O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital.