A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) em parceria com a Câmara Municipal de Penafiel e Junta de Freguesia de Penafiel promove nos dias 3, 4 e 5 de maio o evento “Flores & Sabores” cuja realização tem como objetivo a animação das ruas do Centro Histórico de Penafiel como forma de valorização da sua imagem de marca: o comércio de proximidade.

 

A edição de 2024 do Flores & Sabores volta a transformar a cidade de Penafiel num imenso jardim florido, com hortos espalhados ao longo da principal artéria da cidade, aos quais se juntam os Doces Tradicionais, a Mostra de Artesanato, a Exposição de Carros Antigos dos Bombeiros pertencentes às três corporações do concelho, a Exposição de Motorizadas Clássicas e, nos dias 4 e 5 de maio, a Exposição de Bonsai nos jardins da Biblioteca Municipal, e haverá muita cor nas montras do comércio tradicional com elementos decorativos oferecidos pela AEP e com a decoração própria feita pelos empresários.

 

O evento integra ainda a 4ª edição do Festival de Street Food, no Campo da Feira, no qual será disponibilizada uma elevada variedade de oferta de comidas de rua, desde as sandes de leitão e presunto, hambúrgueres artesanais, doces, gelados e até muitas opções para vegetarianos. As saborosas ofertas gastronómicas serão acompanhadas com momentos de lazer e animação com a atuação de vários DJ’s e de música ao vivo.

 

Para o Presidente da AEP, Nuno Brochado, “o Flores & Sabores, das dinâmicas organizadas pela AEP, continua a ser o evento que mais visitantes traz à cidade de Penafiel e que os empresários anseiam, uma vez que há a expetativa de realizar bons negócios devido à afluência de milhares de pessoas a Penafiel. Queremos que se mantenha esta dinâmica e que as famílias possam continuar a usufruir de tudo o que temos preparado e que se verifique a adesão de público, a participação dos nossos Associados e dos empresários e a envolvência da comunidade como na passada edição, em que recebemos um feedback muito positivo. Sabemos que já se tornou tradição passar no Flores & Sabores, em especial no Domingo, para presentear as Mães com flores, uma vez que coincide sempre com a celebração do Dia da Mãe”, garantiu.

 

Para além destas atividades, o programa de Flores & Sabores contempla ainda diversas animações de rua, cantares tradicionais e a habitual possibilidade de percorrer as ruas da cidade nos tradicionais coches.

 

Por tudo isto, convidamo-lo a visitar Penafiel de 3 a 5 de maio.

A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI, em parceria com a Associação Empresarial de Penafiel, apresentam, no dia 24 de abril, à comunidade empresarial da região, o Acelerar o Norte, um projeto que apoia os empresários do Norte de Portugal dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares.

O encontro, que acontece nas instalações da Associação Empresarial de Penafiel e se insere no Roadshow para a Digitalização do Norte, tem como objetivo mostrar que a digitalização é para todos os negócios, desde o maior ao mais pequeno. O programa da sessão conta com a apresentação do projeto Acelerar o Norte e de casos de sucesso de empresas que investiram na mudança e descobriram o potencial da digitalização para garantir o futuro dos seus pequenos negócios.

Para as quatro entidades que formam o consórcio que gere o Acelerar o Norte, não podemos esquecer que, em 2023, o número de portugueses que fez compras online duplicou. 60% da população contribuiu para os cerca de dez mil milhões de euros gastos na aquisição de produtos ou serviços através da internet. Números que, por si só, justificam a importância da existência deste projeto para a comunidade empresarial da região Norte.

 

Link inscrição:

https://forms.gle/N1v5Zgh3digTULfG6

 

Programa (Associação Empresarial de Penafiel, Rua D. António Ferreira Gomes)

15h00 – Boas Vindas

João Begonha, Secretário-Geral da Associação Empresarial de Penafiel

15h15 – Projeto Acelerar o Norte

Nuno Camilo, Diretor do Projeto

15h30 – Transição digital: ferramentas de gestão

Elisabete Parodi, Especialista na área

16h00 – O meu negócio: digitalizar rima com ganhar

Rita Pinto, Empresária da Gota Wines

Filipa Machado, Empresária da LARIS by Santos Machado

Tiago Moreira, Chefe Operacional de Lojas da Quinta da Aveleda

Elisabete Parodi, Especialista na área

16h40 – E a seguir, qual o caminho? Perguntas e respostas

Francisco Salgueirinho Moreira, Gestor Territorial e de Capacitação do Projeto

17h00 – Encerramento

Pedro Cepeda, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel

 

Acelerar o Norte:

A CCP, a AEP, a AHRESP e a ACEPI criaram um consórcio para capacitar as empresas do Norte de Portugal, dos setores do comércio, serviços pessoais e da restauração e similares, para a economia digital.

Com o projeto Acelerar o Norte, apresentado em outubro do ano passado, na Exponor, o objetivo é aumentar a competitividade do tecido económico local e projetar o Norte em direção ao futuro digital.

O projeto, que estima abranger mais de 50 mil comerciantes, empresários e colaboradores de micro, pequenas e médias empresas das oito sub-regiões do Norte do Portugal, tem um investimento de 19 milhões de euros e a duração de dois anos.

Através de parcerias com associações locais (Alto Minho, Cávado, Ave, Alto Tâmega, Área Metropolitana do Porto, Tâmega e Sousa, Douro e Terras de Trás-os-Montes), o Acelerar o Norte vai apoiar e orientar negócios de proximidade com a criação de 16 Aceleradoras de Comércio Digital.

Para facilitar a adoção de estratégias e soluções digitais, que permitam às empresas atrair novos clientes, alcançar mais vendas e simplificar processos, o Acelerar o Norte vai disponibilizar, gratuitamente, ferramentas para avaliar o nível de maturidade digital do negócio, prestar apoio na elaboração de planos de transição digital, disponibilizar vouchers até 2 mil euros para acesso a serviços de transição digital e promover sessões de informação.

O projeto Acelerar o Norte é desenvolvido pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), e copromovido pela AEP – Associação Empresarial de Portugal, pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e pela ACEPI – Associação da Economia Digital e financiado pela União Europeia, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência e do NextGenerationEu, na Componente 16 – Empresas 4.0, e aprovado na sequência da publicação do Aviso N.º 04/C16-102/2022 – Aceleradoras de Comércio Digital.

www.aceleraronorte.pt

O Centro Qualifica da Associação Empresarial de Penafiel (AEP) realizou na passada sexta-feira, 5 de abril, a Gala de Entrega de Certificados e Diplomas no Auditório da AEP.

Uma noite de celebração dos objetivos alcançados por cerca de 100 adultos que no último ano conseguiram certificar pelo 9º e 12º ano de escolaridade. Facto que orgulha toda a equipa que também assinala no mês de abril o 7º ano de trabalho, onde já passaram cerca de 6 mil adultos para aumentarem as suas qualificações.

A sessão contou com cerca de 200 pessoas na plateia, entre os quais o Diretor do Departamento de Qualificação de Adultos da ANQEP, Miguel Silva, que se mostrou bastante satisfeito com o trabalho da equipa do Centro Qualifica da AEP, quer nos 7 anos de existência, quer na organização da sessão celebrativa. Para Miguel Silva “a ANQEP estará sempre disponível para trabalhar com a instituição que já mostrou capacidade para cumprir com os projetos”.

Durval Ferreira, coordenador do Centro Qualifica há 7 anos, “o nosso trabalho sempre pautou por um trabalho competente, de proximidade e de clara valorização das competências das pessoas do nosso território, contribuindo para a capacitação e qualificação do tecido empresarial. Esta cerimónia é o corolário de todo o percurso que exigiu muito compromisso e que também, por isso, o ambiente festivo que se assistimos é uma excelente forma de cada um dos adultos certificados comemorarem a sua nova qualificação”, disse no seu discurso à plateia presente.

Os adultos que receberam o Certificado e Diploma da sua conquista estavam, claramente, satisfeitos e orgulhosos do seu percurso.

No discurso de boas-vindas a todos os presentes, o anfitrião e presidente da Direção da Associação Empresarial de Penafiel, Nuno Brochado, reconheceu o departamento como peça importante para a credibilidade da AEP num todo, manifestando, ainda, a disponibilidade junto da ANQEP para se manter o trabalho em rede no futuro.

A sessão contou com a animação musical de Bia Lopes e contou com um lanche convívio no final para um momento de confraternização entre todos.

Veja todas as imagens da sessão em Entrega de Certificados e Diplomas do Centro Qualifica da AEP 2024