Associação Empresarial de Penafiel

Instituição de utilidade pública. Medalha de ouro do concelho

Fundada em 1892, a AEP é Entidade Formadora Acreditada pelo IQF desde 1998, visa a representação e defesa dos interesses da actividade empresarial em geral e dos seus associados em particular, tendo em vista a sua sustentabilidade.

Vantagens de Ser Associado

  • Acesso privilegiado a informação
  • Elaboração de Contabilidades
  • Descontos nas acções de formação

Projeto RObots BOosTs Skills

Programa Erasmus+ da Associação Empresarial de Penafiel

O projeto baseia na ESTEAM, que é uma abordagem educacional que utiliza Equidade, Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática como pontos de acesso para orientar os alunos para o trabalho colaborativo e o pensamento crítico. Os alunos correm riscos ponderados, envolvem-se em aprendizagens experimentais, persistem na resolução de problemas, trabalham em colaboração através de um processo criativo. Estas são as competências esperadas nos profissionais do futuro.

O projeto internacional "RObots BOosTs Skills" é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus+, Parceria Estratégica KA2 no campo da educação e formação de adultos, sendo o coordenador deste projeto uma escola espanhola, IES DR LLUIS SIMARROe a Associação Empresarial de Penafiel um dos parceiros ao nível das instituições de formação.

O objetivo principal do projeto é permitir aos alunos do profissional compreender os assuntos desafiadores da ESTEAM, encorajá-los a desenvolver competências transversais e competências-chave, como competências digitais, inovação, pensamento crítico, resolução de problemas aprendendo a aprender, entre outros. Usar o conceito ESTEAM em cursos profissionais irá impulsionar nos alunos o crescimento de ideias e o desenvolvimento das suas próprias criações através da experimentação de aprendizagens divertidas, promovendo igualdade, realização pessoal, inclusão social, cidadania ativa e emprego na era digital usando robôs.

Pretende-se ainda aumentar as competências digitais, competências de empreendedorismo, pensamento crítico, resolução de problemas e aprender a aprender, usando sempre os conceitos base da ESTEAM.

Incentivar a igualdade entre formandos do sexo masculinos e femininos a prosseguir na educação e nas carreiras relacionados com a ESTEAM, também é um dos seus objetivos.

Outro eixo é apoiar o ensino com soluções efetivas, estruturadas e relevantes para o currículo de acordo com as ESTEAM com o intuito de motivar os formandos e promover a realização e desenvolvimento pessoal, inclusão social, cidadania ativa e emprego na era digital usando ROBÔS.

Apoiado nestas premissas da União Europeia, serão criados, ao longo deste projeto, guias para professores. O projeto vai promover treinos/formação para formadores e formandos na área da robótica. 

Alguns formandos da Associação Empresarial de Penafiel terão oportunidade de se deslocarem, durante 5 dias, até Xàtiva, Valência, Espanha, para uma semana de formação/competição de robótica, onde terão de montar, programar e participar em três competições (evitar obstáculos, segue linha e dança).

Alguns formadores das áreas da informática/eletrónica/robótica terão também a oportunidade de participar, durante 3 dias, numa formação, no norte de Itália, sobre robótica.

Parceiros Internacionais:

  1. IES Dr. Lluís Simarro – Espanha; 
  2. Sredjna Skola Dugo Selo - Croácia;
  3. Associação Empresarial de Penafiel – Portugal;
  4. ITIS Q. SELLA - Itália;
  5. IIS Aldini Valeriani – Itália;
  6. Unirea National High School – Roménia;
  7. Xano Channel Asociasón para el desarrollo comunitário – Espanha.

Para mais informações contacte o Departamento de Formação da AEP:

Formação